Primeiro caminhão 100% elétrico para coleta de lixo do mundo começa a rodar no Brasil

O primeiro caminhão 100% elétrico destinado a coleta e compactação de lixo do mundo começou a rodar pelo interior de São Paulo. O projeto é fruto de uma parceria entre a Corpus Saneamento e Obras e a fabricante chinesa BYD, e já está em operação nas cidades de Paulínia, Indaiatuba, Tietê, Salto e Valinhos. O veículo pode compactar até 16 toneladas de lixo por turno de funcionamento – e tem autonomia estimada superior a 200 quilômetros ou 8 horas de operação por recarga. A partir da primeira metade de 2017, a energia gerada em aterro será utilizada para abastecer os veículos elétricos, fechando um ciclo totalmente sustentável.

O modelo escolhido pela Corpus foi o BYD eT8A, que ganhou um compactador hidráulico para armazenar os resíduos recolhidos – e assim se torna o primeiro veículo 100% elétrico produzido em massa utilizado para tal finalidade no mundo. Alimentado por uma bateria de fosfato de ferro lítio – reciclável, com vida útil de até 40 anos – o caminhão coletor não emite gases ou fumaça de escapamento na atmosfera, possui manutenção simplificada e é bem mais silencioso do que os veículos tradicionais utilizados na limpeza urbana.

“A Corpus sempre se preocupou com a conservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida das pessoas, colaboradores e comunidade. Por isso, pensamos nessa parceria estratégica”, conta João Paschoalini, diretor operacional da Corpus, relembrando que foi o fundador da empresa, o engenheiro Cineas Feijó Valente, quem projetou o primeiro aterro sanitário do Brasil. “Em longo prazo, nossa expectativa é contar somente com caminhões elétricos em nossa frota”, planeja Paschoalini – a Corpus soma centenas de veículos que prestam serviços públicos e privados em São Paulo e no Espírito Santo.

“O caminhão BYD eT8A possui transmissão automatizada, auxiliar de partida em rampa, e aplicação automática dos freios de serviço sempre que o veículo estiver a 0 km/h, proporcionando muito conforto ao motorista e uma condução segura e sem estresse. Além disso conta com torque máximo de 1500 Nm a zero RPM, oferecendo um desempenho sem igual na classe e em todas as condições de operação. Com menos peças móveis o custo de manutenção esperado é de pelo menos um terço do veículo a Diesel”, explica Carlos Roma, diretor de comercial da BYD no Brasil.

“Após uma recarga de até duas horas, o caminhão BYD eT8A opera por mais de 200 km ou 8 horas. Além disso, é muito mais econômico: em termos comparativos, o veículo pode ser até sete vezes mais eficiente do que se utilizasse óleo diesel dependendo da região de operação ou do regime de compra de energia do cliente”, acrescenta.

A montadora chinesa BYD, que mantém escritório no Brasil desde 2014 e conta com fábrica de ônibus e painéis solares em Campinas, é reconhecida por sua atuação diversificada, envolvendo desde soluções de energia sustentável e estações de armazenamento, até veículos automotivos convencionais, híbridos e elétricos e empilhadeiras 100% elétricas.

Pioneirismo em sustentabilidade

Pioneira e consciente de seu papel na preservação do meio ambiente, é realização da Corpus a introdução do sistema automático Meclix de coleta de lixo – também conhecido como “lixeiras soterradas”.

O projeto consiste em contentores que permanecem aterrados e tem capacidade para três mil litros de resíduos. Quando o limite está próximo de ser atingido, um sensor é acionado e a equipe da Corpus faz a coleta do resíduo. Presente em algumas cidades europeias, o Meclix é o primeiro na América Latina, e já está presente em alguns pontos da cidade do interior do Estado de São Paulo.

Além disso, o projeto do primeiro aterro sanitário do país foi concebido por seu fundador, fazendo com que o Brasil mudasse de patamar no tratamento de resíduos.

Fonte: blogdocaminhoneiro