Veja 12 dicas de segurança para o caminhoneiro

Há caminhoneiros que precisam sempre verificar se o leite não azedou durante o caminho. Outros têm cuidado redobrado com cargas frágeis ou perigosas. Há ainda aqueles que levam máquinas pesadas e precisam de um caminhão robusto para transportá-las. Mas uma coisa todos os caminhoneiros têm em comum: a preocupação com a segurança deles e das cargas que carregam.

Para que não haja surpresas desagradáveis na estrada e para que a viagem seja tranquila, é necessário tomar alguns cuidados essenciais. Confira uma lista com dicas de segurança para quem vive na estrada e atrás do volante de um caminhão de carga:

1 – Tente sempre planejar a viagem
Procure não trafegar por vias desconhecidas. Se souber algum caminho a percorrer para chegar ao seu destino, dê preferência a este caminho e evite surpresas.

2 – Confira as condições da sua máquina
Não adianta dirigir com todo o cuidado do mundo se o caminhão não estiver em perfeitas condições. Não atrase a manutenção do seu companheiro de trabalho.

3 – Esteja disposto e saudável para dirigir                                                                                                                                                                                                                                                                                    Essa pode ser uma das exigências mais difíceis, mas “caminhoneiro morto não recebe salário”. Conheça seus limites, durma o quanto for possível e respeite sua saúde.

4 – Evite transitar à noite em locais desconhecidos
Se puder planejar sua viagem e tiver que trafegar por uma via desconhecida, tente dirigir por ela embaixo da luz do sol. Ao anoitecer, prefira rotas conhecidas.

5 – Se necessário, chame as autoridades competentes
Ao ver um acidente na estrada ou obstáculo, entre em contato com o SAMU (192) ou com a Polícia Rodoviária Federal (191). Infelizmente, ladrões simulam situações para enganar motoristas prestativos.

6 – Respeite os limites de velocidade
Essa é a regra número um para qualquer tipo de motorista: quem dirige em velocidade adequada tem menos chances de sofrer um acidente. Não se esqueça disso.
7 – Use sempre o cinto de segurança
Opa! Seria essa a regra número um dos motoristas? O cinto de segurança é o equipamento que vai manter o caminhoneiro a salvo caso algum acidente aconteça.

8 – Procure dirigir com as janelas fechadas
Todo mundo gosta de um bom vento no rosto enquanto dirige sob o sol em uma estrada lisinha, né? Mas tome cuidado. Evite se expor demais, principalmente de noite.

9 – Não pare na estrada devido a danos leves no veículo
É aconselhável que o caminhoneiro siga em frente, mesmo com um pneu furado ou algum dano menor no veículo, até que possa chegar a um local mais seguro e parar.

10 – Não pare em lugares desertos ou sem iluminação
Sabe aquela paisagem maravilhosa que você viu no caminho e que ninguém encosta para observar, porque a rota é deserta e perigosa? Não pare também e guarde a imagem na memória.

11- Não pare o caminhão e fique dentro dele
Parar o caminhão em algum lugar inapropriado e não descer ainda é tão perigoso quanto parar e sair da máquina. Sua carga pode ser furtada.

12 – Em caso de assalto, evite reagir
Assim como em qualquer caso de assalto, a reação pode levar a consequências drásticas. A carga é valiosa, sim. O ladrão deveria ser punido, sim. Mas sua vida vale mais. Deixe as providências para os responsáveis. Se cuide!

Fonte:axado.com.br