Veja 5 dicas para a saúde do caminhoneiro

Amigo caminhoneiro, como vai a sua saúde?

Devido à falta de acompanhamento médico regular, à pouca prática de exercícios físicos, às rotinas intensas e à alimentação desregrada, muitos caminhoneiros se preocupam em cuidar de suas máquinas, mas esquecem dos cuidados com o próprio corpo.
No entanto, para conseguir continuar trabalhando, os caminhoneiros precisam estar com a saúde em dia. Já imaginou o prejuízo que seria caso o companheiro tivesse que faltar no trabalho durante dias, por causa de uma doença? Fique atento às dicas de saúde do Na Estrada e tome conta da sua:

1 – Cuide de sua postura

Não precisa dirigir de maneira desconfortável, pois ninguém merece isso! O importante é dirigir com uma postura adequada, com o assento bem ajustado e com as costas encostadas no banco. Depois de horas na estrada, a postura faz toda a diferença e previne dores musculares.

2 – Faça alongamentos com frequência

O trânsito está feio? Aproveite para alongar os braços, os ombros e o pescoço ainda dentro do caminhão. Está aguardando o descarregamento da entrega? Use os degraus da sua máquina para apoiar os pés e trabalhe na saúde de suas pernas. Além disso, sempre que possível, saia do caminhão. Esticar o esqueleto faz um bem danado!

3 – Fique de olho no colesterol

Não é nada raro encontrar caminhoneiros com níveis de colesterol e de açúcar no sangue além dos limites adequados. A gente sabe que nem sempre dá para fazer uma refeição saudável por aí, mas evite abusar dos doces e do óleo. Sempre que possível, coma um prato de comida caprichado e diversificado.

4 – Tenha um bom kit de primeiros socorros

Seja prevenido e leve sempre um kit de primeiros socorros com todos os itens necessários. Não esqueça de incluir nele um medidor de pressão arterial, para que o controle seja mantido. Viaje também com remédios básicos para dores musculares, dores de cabeça, gripes, resfriados e machucados leves.

5 – Faça check-ups quando puder

Nenhum caminhoneiro quer desperdiçar um dia de folga na fila de um hospital, não é verdade? O ideal é aproveitar cada segundo ao lado da família. Mas o Programa Estrada para Saúde é um exemplo de serviço que vale a pena aproveitar. Postos de atendimento são montados em diversas estradas para realizar consultas básicas e gratuitas para caminhoneiros. Informe-se e compareça: é rapidinho!

Fonte;vidadecaminhoeneiro.com.br