Lanterna foguinho: pode ou não pode?

Customizar o caminhão e colocar vários acessórios pra deixar o bruto do jeito que cada um gosta é uma tradição estradeira, mas é necessário ficar atento às modificações que são permitidas pelas regras de trânsito vigentes. Começamos aqui série “Pode, ou não pode?”, pra você ficar sabendo o que não dá multa e poder deixar seu caminhão com a sua cara, sem arrumar confusão com a fiscalização.

Conversamos com o Inspetor De Paula, da Polícia Rodoviária Federal, e ele nos deu algumas informações importantes. Hoje, vamos saber se lanterna foguinho pode ou não pode.

“Lanterna foguinho NÃO PODE. Esse tipo de modificação cai em duas categorias complicadas: primeiro, que não se pode mexer no sistema elétrico e de segurança do caminhão. Segundo, porque o pessoal costuma utilizar lanternas na cor laranja. Por lei, as luzes traseiras do caminhão devem ser, obrigatoriamente, VERMELHAS, que é o padrão exigido. Então, resumindo, LANTERNA FOGUINHO NÃO PODE”, diz o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Ricardo De Paula.

Fonte:planetacaminhao