Mais de 40% dos acidentes de trânsito acontecem por sonolência

Você sabia que 40% do total de acidentes de trânsito são causados pelo sono? E em uma rotina tão exaustiva quanto a do caminhoneiro no país, é fundamental saber como combater o sono e garantir mais segurança — para si e para os outros — nas rodovias.

Para ajudar, vamos espantar a fadiga com algumas dicas simples, mas que são eficientes e podem transformar o seu bem-estar e qualidade de vida.
Quer ver só? Veja os tópicos abaixo e descubra, conosco, como não ter sono na viagem!

Os perigos de dirigir com sono

Dirigir com sono pode ser tão perigoso quanto a mistura de álcool e direção. As sensações que o corpo e a mente transmitem, quanto cansados, são similares.
E potencialmente graves, consequentemente. Tanto para a sua vida (e a dos outros) quanto para a sua profissão. Pois não é crime dormir no volante, mas existem múltiplas penalizações para os condutores que se enquadrarem nessa situação.
No Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a infração pode variar de leve a gravíssima. Cada caso vai ser analisado individualmente, e isso pode gerar transtornos de todo tipo ao profissional.

Afinal, como combater o sono no volante?

Evite multas, reflexos reduzidos, acidentes (leves ou graves) ou mesmo errar o seu trajeto diário. As dicas a seguir foram pensadas para você combater o sono no volante da melhor forma possível!

1. Tenha uma boa noite de sono
Isso é o principal. Boas noites de sono são extremamente benéficas e se traduzem em mais disposição, energia e atenção para enfrentar a rotina no dia seguinte.
Então, crie o hábito de dormir sempre no mesmo horário e tendo, no mínimo, sete horas de sono por dia,

2. Programe as paradas
Uma boa maneira de combater o sono no volante é por meio de uma programação inteligente de paradas. Você, que deve passar diariamente pelas melhores rodovias do país, já conhece os pontos de parada onde é possível abastecer, se alimentar e descansar.
Assim, você sempre vai saber onde encostar o caminhão e usar o melhor remédio para tirar o sono: algumas horas bem dormidas.
Além disso, ao programar suas paradas, você passa a distribuir melhor a sua rotina, sempre obtendo equilíbrio e mais produtividade. Pois, com o cansaço acumulado, você só tem a perder.

3. Alimente-se bem
Conhece um ótimo remédio caseiro para não dormir? Nós, sim: uma boa alimentação.
Saber o que escolher para comer, no dia a dia, é uma excelente forma de combater o sono no volante. Pois diversos nutrientes (ou guloseimas, em alguns casos) podem abastecer o corpo com energia. E, associado a uma boa noite de sono, dificilmente você vai enfrentar problemas em seus trajetos — sejam eles curtos ou longos.
Veja o que você pode trazer consigo, no caminhão, e ter sempre à mão:

– laranjas e limões;
– bebidas energéticas;
– sementes de girassol;
– cereais integrais;
– carnes magras;
– café;
– oleaginosas, como castanhas e nozes.
– Doces também podem ser boas distrações, mas evite o excesso. Melhor sempre optar por nutrientes naturais que ajudam, plenamente, você que quer aprender como combater o sono no volante!

4. Respeite os limites do seu corpo

O corpo fala. E é fácil perceber quando ele aponta sinais de cansaço, fadiga e sono. Alguns exemplos:
– ardor nos olhos;
– redução dos reflexos;
– dificuldade em manter a concentração;
– irritabilidade;
– menos habilidade para se manter na sua faixa.

Vimos, acima, que existem alimentos que tiram o sono, mas os limites do corpo devem ser respeitados. Porque tem hora que não existe milagre para espantar o sono a não ser algumas horas de sono.
E lembre-se que uma boa cantoria costuma ser a melhor distração. Aproveite para ter sempre à mão as melhores músicas de caminhoneiro. Assim, você vai perder o sono rápido!

5. Escolha o melhor horário iniciar a viagem
Evite viajar à noite, após o almoço ou em horários que você já identificou que jogam contra a sua produtividade e disposição.
É claro que essa decisão nem sempre compete apenas a você. Mas conhecendo o seu cronograma com antecedência, é possível descansar em horários estratégicos para você estar sempre no seu auge de energia ao sair para a estrada,

6. Cuidado com medicamentos e outras substância para combater o sono
Muita gente se pergunta o que tomar para não dormir no volante. Há quem recorra a vitaminas; outros procuram soluções em farmácias ou com o médico de sua confiança.
E também existem aqueles que optam por substâncias que, embora disfarcem o sono, são potencialmente perigosas no médio e longo prazo. Ou mesmo de imediato, pois certos remédios (sem prescrição) podem causar efeitos colaterais, como enjoo ou — acredite — sonolência.
Além dos alimentos para tirar o sono, que citamos acima, sempre tenha vitaminas à mão. As vitaminas B e C são estimulantes naturais e podem ajudar.

7. Mantenha o corpo hidratado
Essa é uma dica simples para combater o sono no volante: sempre abasteça uma garrafa d’água para manter seu corpo hidratado.
A desidratação pode causar sintomas de cansaço — mesmo que não tenhamos sono. E isso pode causar problemas para você, também, interferindo na sua produtividade. O que certamente causa reflexos negativos na sua rotina.
Por isso, tenha a garrafinha sempre por perto. É uma medida simples, mas eficiente, e que ajuda demais na hora de combater o sono no volante.

8. Alongue-se
Por fim, conheça bem a sua rotina, faça paradas estratégicas e aproveite para tirar o pé do acelerador — literalmente.
Eventualmente, saia da cabine e estique as pernas, os braços, o pescoço e o tronco. Faça exercícios de alongamento, por alguns segundos, apenas, para que você alivie a tensão acumulada. Algo que pode vir do estresse o de ficar na mesma posição por muito tempo, por exemplo.
Veja as principais notícias das estradas na Revista Caminhoneiro!

Conclusão
Viu como combater o sono no volante pode ser uma atividade simples, prazerosa e até mesmo deliciosa — se você optar por cuidar da sua alimentação no dia a dia?

Esperamos que essas dicas tenham ajudado. Assim, você pode fazer parte da solução desse problema tão comum nas estradas, que é dirigir com sono!